Como vender semijoias no novo normal

A pandemia da COVID-19 conduziu a mudanças drásticas no setor de vendas em todo o mundo. Então, como vender semijoias no novo normal

Além de se adaptar a um ambiente de vendas remoto, os revendedores de semijoias também tiveram que se ajustar à mudança radical no comportamento do comprador. E justamente por causa dessa mudança no estilo de vida e no comportamento dos clientes, a venda social se tornou a estratégia preferida dos profissionais de marketing no novo normal.

Agora, mais do que nunca, os revendedores de semijoias devem mudar suas atitudes de focar no produto para focar no cliente. Além disso, é preciso mudar o discurso de vendas usual. O foco deve ser a capacidade de influenciar, convencer, atender desejos e envolver o cliente em um nível pessoal.

Afinal, pessoas compram de pessoas!

Neste post, temos o objetivo de ajudar você a entender como vender semijoias no cenário pós-pandemia.

Na verdade, o “novo normal” já chegou, testando sua capacidade de adaptação. Então, vamos começar?

O novo normal

Agora mais do que nunca, os revendedores de semijoias precisam aproveitar a tecnologia para conquistar mais clientes e aumentar as vendas.

Tornou-se indispensável compreender os desafios do seu público-alvo, para definir como você o alcançará.

As vendas online estão se tornando uma estratégia normal para o cotidiano de qualquer negócio, e com a venda de acessórios não seria diferente.

A venda social

No início do texto, citamos que a venda social se tornou a estratégia queridinha no marketing.

Ela envolve pesquisar, conectar e envolver os consumidores e potenciais clientes através das redes sociais.

Basicamente, o caminho para vender semijoias na venda social é atrair, reter e direcionar o cliente a executar alguma ação, por exemplo, o processo de conversão de vendas.

Após a pandemia, as vendas caíram, mas em seguida o comércio online cresceu significativamente à medida em que mais pessoas ficavam em casa.

É por isso que quem revende semijoias, precisa aproveitar essa oportunidade de usar a venda social e aumentar o potencial de vendas em até 45%.

Existem algumas razões pelas quais a venda online se tornou o novo normal no comércio em geral.

Mas essas razões vão além das circunstâncias atuais, pois continuarão a prosperar mesmo em um mundo pós-pandemia.

Então, como vender semijoias no novo normal?

1. Esteja nas redes sociais

Se você ainda tem alguma dúvida se as redes sociais trazem resultados, saiba que em média, 90% dos usuários procuram as marcas e profissionais nessas plataformas antes de realizar uma compra.

Mas, criar um perfil nas redes sociais não é algo que acaba ali. Você precisa criar conteúdo de valor e ter consistência para manter seus seguidores engajados e qualificados.

Por exemplo, você pode criar conteúdo contando uma história sobre como um colar com pingente de menino ou menina foi usado no chá de revelação, ou pode dar dicas de como combinar as semijoias com diversos looks e estilos.

Dê asas à sua imaginação! É isso que vai fazer você vender semijoias no novo normal.

2. Crie catálogos digitais

O catálogo é uma lista completa com todos os produtos que você tem disponível e as pessoas podem comprar de você.

A ideia de ter um catálogo não é algo novo, mas ainda funciona muito bem para vender semijoias, especialmente em momentos tão desafiadores como os que estamos vivendo, onde o contato direto não é aconselhável.

Por isso, você pode optar por criar catálogos digitais, contendo as descrições do produto com imagens de qualidade profissional.

Todo o apelo visual de uma boa imagem aumenta a vivacidade das peças e eleva a experiência de compra dos clientes.

Mas não esqueça de personalizar seus catálogos antes de enviá-los. Para isso, você pode usar o Canva para criar um lindo catálogo, de forma prática e rápida.

3. Adote uma presença Omnichannel

Para vender semijoias, você pode ter um perfil no Instagram, no Facebook e criar um site, por exemplo. O segredo é estar onde seus clientes estão.

No entanto, seu conteúdo precisa estar adequado à plataforma que você escolheu para sua estratégia de vendas.

Por exemplo, você tem um site e precisa levar tráfego para ele. A maneira mais eficaz de fazer isso é criar um blog dentro do seu site e publicar artigos estratégicos e otimizados.

Você quer conquistar novos clientes usando conteúdo altamente visual? Então, o Instagram e o Pinterest podem ser os mais adequados para você.

Independente dos canais escolhidos, compartilhe conteúdo gratuito e informativo para que seus potenciais clientes se envolvam e interajam com sua marca.

4. Crie conteúdo envolvente

Você pode criar um conteúdo envolvente de duas maneiras: usando suas próprias postagens ou aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário – que pode ser a foto que um cliente postou usando uma peça que você vendeu.

Quando for postar algum conteúdo puramente visual, certifique-se de que as fotos e os vídeos de seus produtos tenham uma ótima qualidade.

Ninguém quer comprar um produto que aparenta ter uma péssima qualidade.

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5. Esteja nas plataformas de comércio eletrônico

As plataformas de e-commerce estão cada vez mais populares no novo normal.

Na Amazon, Submarino e Americanas.com, por exemplo, existem revendedores de semijoias ofertando seus produtos e vendendo bem.

Essas plataformas tornam o processo mais fácil para o comprador, embora retenham uma parte do seu lucro, como se fosse o pagamento por você usar o espaço deles.

Porém, você está sujeito às políticas e diretrizes da plataforma e, se não tomar cuidado, pode acabar banido dela.

Diante disso, se você deseja construir uma presença online mais personalizada e estabelecer um relacionamento significativo de longo prazo com seus clientes, ter seu próprio site pode ser a solução mais profissional para você vender semijoias.

No entanto, foque na apresentação visual e na experiência do usuário, pois são elementos indispensáveis para atrair, reter e vender.

Nesse caso, contar com a ajuda de um profissional pode fazer toda a diferença nos resultados da sua loja.

6. Humanize sua abordagem

Mostre aos clientes que você entende e se solidariza com seus medos e dificuldades.

Comunique que sua marca tem uma preocupação além de simplesmente obter lucro durante este período tão desafiador.

Tenha empatia com as pessoas afetadas pela COVID-19 e busque se aproximar das pessoas por meio do conteúdo.

Se os clientes valorizam a qualidade de seus produtos e também o seu suporte de atendimento ao cliente, assegure-os de que você manterá esses valores intactos.

Concluindo

Após ter lido todo este guia, você se considera pronto ou pronta para o novo normal?

A situação atual não deixa outra opção a não ser se adaptar ao novo modelo do mercado.

Tempos difíceis exigem decisões ousadas. Veja isso como uma oportunidade de atualizar e reorganizar seus processos de venda.

A verdade é que a COVID-19 mudou e continuará mudando continuamente o comportamento do consumidor e os hábitos de compra.

E a única maneira de sobreviver e avançar é migrando para o digital e se especializando cada vez mais.

Você já tem planos de como vender semijoias para os clientes no novo normal?

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