7 dicas de finanças pessoais que toda revendedora de semijoias precisa saber

Ser dona do próprio negócio é o sonho de muitas mulheres, mas é fundamental lembrar que este sonho vem acompanhado de muitas responsabilidades, sendo a principal delas o controle financeiro da empresa.

Ser uma revendedora de semijoias de sucesso é um processo que está intimamente ligado a uma boa gestão das finanças, desde a etapa de vendas até a organização dos pagamentos.

Neste artigo você vai encontrar 7 dicas de finanças pessoais para organizar sua carreira como revendedora de semijoias e construir um modelo de revenda sustentável e equilibrado.

1 - Calcule seu custo de vida

Quando você adequa sua renda com os seus gastos, a vida financeira fica bem mais tranquila, por isso o primeiro passo para organizar as finanças pessoais trabalhando de forma autônoma é calcular as despesas mensais.

Isso inclui desde os gastos fixos como água, luz, internet e telefone, até os gastos variáveis como viagens em aplicativos de transporte, lanches ou lazer.

Com esta informação em mãos você poderá planejar metas e estratégias mais assertivas a fim de obter o valor necessário para custear suas despesas domésticas e pessoais.

2 - Faça uma correta distribuição da renda

Uma boa forma de distribuir a sua renda para conseguir ter uma vida tranquila como revendedora de semijoias é usando a regra 50 30 20.

Funciona assim:

    • 50% gastos essenciais como despesas da casa, alimentação, transporte, farmácia, educação e plano de saúde;
    • 20% e 30% para supérfluos e investimentos, como presentes e aqueles itens que você deseja adquirir;
    • Entre 15% e 20% para o futuro, que é o que deve ser economizado todo mês para emergências.

 

Para quem não tem nenhum sistema de controle financeiro pessoal, a regra 50/30/20 pode ser um bom começo para organizar as finanças.

Além disso, podemos elencar as seguintes vantagens:

    • fácil visualização do uso do dinheiro;
    • estabelecimento de limites coerentes;
    • relação mais saudável com o dinheiro;
    • maior controle sobre o orçamento geral;
    • criação de metas futuras claras e alcançáveis.

3 - Reserva de emergência

Não existe uma regra em relação à quantia de dinheiro da sua reserva financeira, até porque isso é bem relativo. A escolha do valor da reserva deve se basear no seu estilo de vida e gastos.

Primeiramente, siga o primeiro passo e calcule o seu custo de vida. Então, multiplique esse valor pela quantidade de meses que você gostaria de ter garantido. Essa é a sua meta financeira para a reserva.

Além disso, considere suas responsabilidades: você tem filhos? Possui algum compromisso financeiro? Quanto mais responsabilidades, maior deve ser sua reserva.

Ter uma reserva de emergência é o primeiro passo para ter uma vida tranquila. Ela garantirá que você não passe por grandes apertos em relação às finanças, caso passe por alguma situação que comprometa sua disponibilidade de trabalho.

Não é necessário ter muito dinheiro para ter uma reserva. Você pode guardar aos poucos e fazer isso de acordo com as suas condições financeiras.

4 - Conta pessoal x Conta da empresa

Para conseguir organizar suas finanças, é fundamental que você tenha uma conta pessoal e uma conta empresarial.

“Como assim conta empresarial?” Na teoria uma conta empresarial é igual a uma conta pessoal, não há recursos exclusivos e nenhum processo burocrático para criação de uma,  o que muda é a forma como ela é gerida e a sua finalidade.

A conta empresarial é aquela destinada aos custos e investimentos do seu negócio. Sabe aqueles 15% a 20% destinados aos investimentos que citamos no método 50 30 20? É aqui que eles são armazenados.

Já os 50% dos gastos essenciais relacionados ao seu custo de vida devem ser enviados para sua conta pessoal.

Essa distribuição ajuda a manter as finanças sob controle evitando que você tenha problemas no decorrer das suas vendas como revendedora de semijoias.

Hoje em dia há dezenas de opções de bancos e contas digitais gratuitas que podem ser criadas de forma fácil e rápida através do celular, sem cobranças de tarifas e que ainda oferecem serviços como cartão de crédito, rendimento na conta, investimentos, linhas de crédito e muito mais.

5 - Use aplicativos para gestão financeira

Para auxiliar na organização das suas finanças pessoais, nada melhor do que se aliar a tecnologia e usá-la a seu favor.

Existem dezenas de aplicativos de finanças onde você pode por exemplo, lançar o nome da cliente ou fornecedor, a data em que a transação ocorreu, o modelo das peças de cada pedido e etc.

Esses aplicativos também geram relatórios que permitem uma visão estratégica dos dados e que são essenciais para o crescimento do seu negócio.

Você pode por exemplo, usar o Mobills, um aplicativo que possui uma interface simples e de fácil manuseio, onde você pode criar diferentes categorias de despesas e receitas e ainda analisar suas informações através de gráficos intuitivos.

6 - Não venda fiado

Vender fiado é uma das decisões mais desastrosas que uma revendedora de semijoias pode tomar.

Se alguma cliente faltar com o pagamento irá desfalcar o caixa da empresa deixando-a numa situação complicada capaz de comprometer a saúde financeira da empresa.

Diante de um pedido como esse, o ideal é ter diferentes formas de pagamento para ofertar, a fim de facilitar ao máximo a vida de sua cliente sem gerar constrangimentos e sem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Evite facilitar o pagamento estendendo demais o prazo ou você poderá colocar em risco toda a sua carreira.

7 - Não deixe para amanhã

A revenda de semijoias é uma carreira próspera e que pode te levar a independência financeira em poucos meses, porém é preciso organização e autogestão financeira para chegar a este objetivo.

Organizar as finanças pode ser um desafio para quem nunca trabalhou de forma autônoma, porém para quem gosta de liberdade, não há forma melhor de ganhar a vida e vale a pena tentar.

Sendo assim, não deixe para amanhã e comece a aplicar as nossas dicas agora mesmo!

Comece do básico e faça uma lista com suas principais despesas para calcular o principal seu custo de vida.

Para mais dicas sobre o mercado de semijoias e como se tornar uma revendedora de semijoias de sucesso, continue acompanhado oblog da Pedra Bruta Semi Joias.

Compartilhar

Últimos artigos

Pulseiras com pingentes de Letras no banho de Ouro 18k!! ♥️🥰♥️ Pedra Bruta Semijoias pingentes
Revenda pingentes de Letras: todo mundo usa!
Revender semijoias que possuem bastante demanda mantém um fluxo no seu catálogo e o deixa sempre com...
Leias mais
Pingentes de Nossa Senhora Aparecida cravejados com microzircônias! ♥️ semijoias reliogsas
Revenda semijoias reliogiosas e agrade todas suas clientes!
Revenda semijoias religiosas da Pedra Bruta em Limeira, São Paulo, com mais de 20 anos de tradição. Agrade...
Leias mais
Mix de Pulseiras Artesanais de Miçangas Tchecas Turquesas com Pingentes do Mar!! ♥️😱 Pedra Bruta Atacado Revender Semijoias
Neste começo de ano, aposte em temas quentes do Verão para revender semijoias!
Neste verão para revender semijoias exclusivas destaque pedras naturais brasileiras e pingentes do Mar....
Leias mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *