Estratégias para definir o preço de semijoias no varejo

Como definir o preço das semijoias para vender mais?

Vamos abordar um tópico de extrema importância para aquelas que estão trilhando o caminho das revendedoras de semijoias: a determinação precisa do valor das peças ao comercializá-las no varejo.

 Saber como escolher o preço adequado é uma das questões mais cruciais para o sucesso do seu empreendimento. Isso ocorre porque o preço correto será capaz de cobrir todas as suas despesas, aumentar os seus lucros, destacar a sua empresa no mercado e até fornecer uma estimativa de ganhos. É como acertar o alvo em cheio!

No universo das semijoias, a definição do preço assume um papel crucial e diversas dúvidas surgem quando estamos buscando acertar o preço das peças que revendemos no varejo: como determinar o valor adequado para as semijoias que estou comercializando? Até que ponto os clientes consideram os preços finais como sendo justos? Estou com bom preço em comparação com minhas concorrentes?

Para responder a essas perguntas, existem bases sólidas que podemos levar em conta, garantindo que nossos preços estejam alinhados com o cenário global e maximizem nosso potencial de vendas.

 

Desvendando estratégias para uma precificação de sucesso

Quando se trata de definir o preço no varejo, uma regra básica é pelo menos dobrar o valor do atacado. Isso cria uma base sólida para começar a estabelecer o preço. Também, é importante observar os preços praticados por suas concorrentes para entender o quanto as clientes estão dispostas a pagar por uma peça específica. Isso proporciona uma referência valiosa na hora de definir o preço final. 

Outra regra básica que você pode considerar ao definir preços é calcular os custos totais envolvidos na produção, distribuição e venda de cada peça. Isso inclui não apenas o custo do material e fabricação, mas também os gastos com embalagem, transporte, marketing, taxas e despesas operacionais. Ao ter uma compreensão completa dos seus custos, você poderá definir um preço que cubra todas essas despesas e ainda permita que você tenha uma margem de lucro adequada.

Confira abaixo dicas importantes na hora de decidir o valor de cada peça:

1 - O mínimo é a sobrevivência

O mínimo que você, enquanto varejista, precisa fazer, é vender o seu produto aplicando um lucro que cubra todos os custos fixos, variáveis e despesas da sua loja. Com um cálculo rápido e simples e um pouco de controle dos seus gastos, é possível chegar em um preço que faça essa conta fechar e sua loja fechar o mês no azul.

2 - Participação do Mercado

É imprescindível garantir um ganho com cada peça vendida, mas é igualmente vital manter um preço que esteja em sintonia com as expectativas das suas clientes. Nesse sentido, é essencial trabalhar com preços que proporcionem retorno a curto prazo, ao mesmo tempo em que se empenha em estratégias de fidelização para assegurar que essas clientes retornem para novas compras no futuro, consolidando um lucro a longo prazo.

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3 -Maximização total do lucro

Procure considerar todas as questões que envolvem os gastos e as receitas da sua empresa e as expectativas de vendas, tomando por base o histórico de vendas anteriores e os valores praticados por suas concorrentes, para que o seu preço não fique abaixo do que o que seu cliente está disposto a pagar. 

Também vale a pena examinar a composição de cada peça, especialmente as que são feitas com pedras naturais ou pérolas de água doce e pérolas shell. A baixa disponibilidade desses modelos em diversas regiões do Brasil e do mundo acaba por influenciar o valor do preço final e o resultado é que algumas dessas peças têm potencial para alcançar valores finais maiores do que a duplicação do preço pago no atacado.

4 - Seja sensível com o que seu público fala

Mantenha-se atento aos comentários dos clientes em relação aos preços que você pratica e esteja disposto a reavaliar sua tabela sempre que houver comparações com a concorrência ou questionamentos quanto ao valor cobrado. Sempre leve em consideração o que seus clientes têm a dizer e utilize essas informações para fortalecer o relacionamento entre o seu negócio e o público, enriquecendo a experiência e adequando o preço. 

Para finalizar, é de extrema importância manter em mente o valor único das suas clientes, não se esqueça do quanto elas são especiais. E para nutrir relações sólidas, é essencial se colocar no lugar delas, recordando que, antes de serem revendedoras ou compradoras, todas são indivíduos com desejos e necessidades constantes. Essa capacidade de empatia e consideração pelo aspecto humano é o alicerce para estabelecer conexões autênticas e duradouras no universo das revendedoras de semijoias para impulsionar a fidelização de clientes que continuarão a adquirir por muitos anos.

 

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