Saiba como aproveitar os aplicativos de mensagens na era do comércio social para aumentar suas vendas de semijoias finas
Desde o seu lançamento, em 2009, o Whatsapp vem expressando uma jornada cada vez mais incrível e lucrativa. Ao ser lançado como um aplicativo de mensagens gratuito, logo se tornou uma ferramenta essencial em todo o mundo. Por causa disso, o Whatsapp está vivenciando um crescimento exponencial nas vendas realizadas através do aplicativo.
Mas isso não é uma surpresa, já que a taxa de engajamento é alta, chegando a 80%, o que torna o app ideal para uma comunicação mais personalizada e especial. Por isso, o nicho de semijoias finas pode se destacar positivamente e de forma extremamente eficaz ao utilizar o Whatsapp nas estratégias de marketing.
Enviar mensagens (não spam) de suas semijoias aos clientes, pode ajudá-los a conhecer as novidades que sempre estão chegando ao estoque.
Que saber mais?
Então acompanhe este guia até o final, pois nele vamos mostrar um passo a passo sobre como você pode vender semijoias finas no WhatsApp e com isso, aumentar as suas vendas.
A ERA do comércio social
A concorrência no comércio, se tornou mais disputada do que nunca.
Por isso, as marcas estão começando a ver oportunidades de crescimento por meio de diferentes plataformas de redes de comércio social, como:
A pandemia da COVID-19 acelerou ainda mais o cenário de comércio social que já estava em crescimento.
Por isso, os conceitos de “novo normal” e mundo pós-pandêmico, levaram os revendedores de semijoias finas a não focar somente nas abordagens tradicionais de venda.
Comércio Social X Comércio Eletrônico
Você provavelmente está se perguntando qual a diferença entre o comércio social e o comércio eletrônico, certo?
Mas, de uma forma simples e sucinta, o comércio eletrônico é o processo de venda de produtos e serviços diretamente de um site ou marketplace.
Enquanto o comércio social permite que compradores e vendedores realizem transações em uma plataforma de mídia social.
Basicamente, é a combinação de poderes de ambas as abordagens.
O QUE É WHATSAPP?
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens com download gratuito que permite fazer chamadas de vídeo e voz e enviar mensagens de texto e voz, imagens, vídeos e muito mais. Você pode encontrar diferentes versões do WhatsApp, dependendo do uso. As duas versões mais comuns são as seguintes.
Whatsapp (normal)
A versão padrão do WhatsApp atende principalmente aos usuários que o usam de forma regular para uso pessoal.
Porém, nessa versão mais pessoal você não irá encontrar os recursos que estão disponíveis em outra versão, mais voltada para a venda de produtos e serviços.
WhatsApp Business
Essa versão foi pensada para ajudar os pequenos empresários. Por isso, o Whatsapp Business dispõe de recursos que visam tornar o negócio mais eficiente, principalmente quando se trata da comunicação com o cliente.
Alguns dos recursos disponíveis são:
Perfil de Negócios
Etiquetas
Resposta rápida
Ferramentas Comerciais, com espaço para catálogos
Mensagens de saudação e ausência
Espaço para colocar o link do site ou redes sociais
Esses recursos garantem que você possa interagir com seus clientes facilmente, automatizando, classificando e respondendo rapidamente às suas mensagens.
WhatsApp Business API: É uma versão do aplicativo para empresas que permite o uso de integrações com outros sistemas.
Além disso, é importante observar que o WhatsApp, o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API têm logotipos diferentes.
O de uso pessoal possui a imagem de telefone dentro de um balão de texto, enquanto no business, uma letra “B” substitui a foto do telefone.
COMO VENDER SEMIJOIAS FINAS PELO WHATSAPP?
Para começar a vender semijoias finas no WhatsApp, verifique se você atende aos seguintes requisitos:
- Internet / Wi-Fi
- Um telefone celular instalado com o WhatsApp Business
- Um computador
Após instalar o aplicativo com sucesso, configure seu fluxo de trabalho e o script (texto) focado em conversões de vendas e marketing.
Agora, vamos para o passo a passo:
A Conversa
Aqui, você pode criar um script ou um fluxo de conversa. Anote as perguntas mais comuns que você recebe dos clientes e desenvolva uma conversa para cada dúvida.
Esse fluxo de conversa deve fornecer respostas predefinidas para tornar todo o processo menos demorado e mais simples.
O envio de imagens atraentes
Quando falamos sobre vender semijoias finas, o conteúdo visual é rei!
Uma das maiores vantagens de vender no WhatsApp é que qualquer imagem enviada aproximará o cliente, que pode facilmente ampliá-la para ver melhor cada detalhe da peça.
Os recursos visuais continuam a ser uma das ferramentas online mais poderosas quando se trata de persuadir os compradores a realizarem uma ação.
Para alavancar o boom do comércio social, você deve prestar atenção à qualidade das fotografias das peças, porque um produto ou vídeo de boa qualidade dá aos consumidores em potencial a confiança necessária para comprar seus produtos.
Os clientes gostam de inspecionar os detalhes das semijoias antes de fazer uma compra, então você pode aproveitar este recurso básico para enviar algumas imagens atraentes.
Na verdade, em média 75% dos consumidores online confiam nas fotos do produto ao fazer uma compra.
Além disso, a estética é importante e, quando você atende a esses padrões, aumenta suas chances de ter sua marca compartilhada.
Preste atenção ao tamanho do arquivo da imagem, pois se for muito grande incomodará os usuários, pois levará muito tempo para fazer o download e também poderá diminuir o espaço de armazenamento do smartphone do cliente.
No WhatsApp, seus clientes podem facilmente inspecionar seu produto, ampliando os detalhes para ver cada design, as texturas ou qualquer elemento do produto que possa interessá-los.
Ao enviar imagens ou vídeos para os clientes, certifique-se de que seus arquivos sejam otimizados para telas de dispositivos móveis e tente não enviar arquivos grandes.
As vantagens da ferramenta Catálogo no WhatsApp
Se estiver conversando com vários clientes ao mesmo tempo, a ferramenta Catálogo do WhatsApp pode simplificar o processo para você.
O Catálogo do WhatsApp elimina o processo trabalhoso de compartilhar várias fotos das semijoias e mensagens com os clientes apenas para enviar as informações do produto.
Portanto, ele atua como sua vitrine móvel, onde os consumidores podem visitar todos os seus produtos de semijoias finas ou descobrir algo que desejam comprar.
A ferramenta também é campeã em manter os clientes envolvidos, pois os mantém dentro do aplicativo – trocando mensagens e vendo as peças diretamente com você, ao invés de alternar entre o WhatsApp para falar com você e seu site para verificar seus produtos durante a conversa.
Como todos os outros catálogos de produtos, a ferramenta Catálogo do WhatsApp permite adicionar informações relevantes do produto, como códigos, descrições das peças e preços.
O lançamento de novas coleções
Uma forma muito interessante de utilizar o WhatsApp é realizar o lançamento de novos produtos ou apresentar novas coleções.
Use a grande variedade de mídias à sua disposição para lançar as novidades de maneira inovadora. Abaixo estão algumas sugestões:
- Criação de um GIF como teaser (uma prévia da coleção, gerando curiosidade)
- Apresentando o produto através de um vídeo
- Usar uma imagem da peça e uma frase que caracterize a sua marca ou a nova coleção
- Mostrar as peças no Status (um recurso introduzido recentemente onde você pode colocar uma foto por 24 horas, igual aos Stories do Instagram)
Suporte ao cliente
O WhatsApp permite que você trabalhe com o atendimento ao cliente, como poucos aplicativos fazem.
Enviar respostas instantâneas às dúvidas proporciona uma grande satisfação ao cliente, pois cria uma conexão imediata.
Lembre-se de que, para atingir o nível de relacionamento desejado com o usuário, você precisa responder imediatamente.
Qualquer atraso na resposta poderá desencadear uma reação negativa, pois os consumidores levarão para o lado pessoal.
Como resultado, você deve garantir que responderá rapidamente a qualquer mensagem. Mas caso você precise de tempo, informe isso ao potencial cliente.
Dessa forma, você vai aproveitar mais uma vez a natureza personalizada do WhatsApp.
Estes são alguns passos básicos que você pode seguir para vender suas peças com sucesso no WhatsApp.
Para concluir, as semijoias finas são uma categoria extremamente amigável com uma boa imagem, o que significa que a maneira como você usa as várias mídias é limitada apenas pela maneira como você vê o seu negócio pela sua criatividade.
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