Semijoias de luxo: como gerenciar o estoque

Descubra como gerenciar o seu estoque com a Pedra Bruta Semijoias

Você está revendendo semijoias de luxo, mas não faz ideia do tamanho do estoque que precisa ter e também não sabe como gerenciá-lo?

Para simplificar, o gerenciamento de estoque é o processo de manter o controle de suas semijoias em estoque e documentar seu peso e dimensões, número de peças, categorias e variações.

Administrar o estoque das suas peças de forma eficiente é indispensável para o seu negócio, porque ajuda a minimizar os custos, uma vez que você saberá quando comprar novas peças para repor o estoque.

Além disso, a gestão inadequada do seu estoque pode levar à perda de receita, faturamento e lucro.

Nesse caso, você pode perder vendas devido à falta de peças ou perder dinheiro por pecar pelo excesso de produtos no estoque e que não foram vendidos.

Mas essas perdas podem ser evitadas com as técnicas certas de gerenciamento de estoque.

Neste post, vamos falar sobre os custos envolvidos ao administrar um estoque de forma errada e os benefícios de um gerenciamento eficiente, além das técnicas que você pode aplicar para criar uma cadeia de suprimentos saudável.

Como um bom gerenciamento de estoque ajuda o seu negócio de semijoias de luxo?

Você não tem prejuízo total e evita o estoque obsoleto

O estoque obsoleto é composto por peças que permanecem no seu estoque quando já deveriam ter sido vendidas.

Na indústria de semijoias de luxo, esse estoque parado pode consistir em peças que saíram de moda e não estão sendo desejadas pelos consumidores, ou seja, tornaram-se irrelevantes para o mercado.

No entanto, nem tudo está perdido!

Existem várias estratégias para você se livrar desse estoque morto, por exemplo, oferecer frete grátis e generosos descontos aos clientes.

Mas caso você trabalhe com loja virtual, certifique-se de que os itens com desconto estejam bem visíveis na página inicial, para que as pessoas vejam assim que entrarem no site e já desperte o desejo de compras.

É importante ressaltar que o fato dessas peças serem oferecidas com um grande desconto significa que você não terá a margem de lucro inicialmente planejada se tivesse vendido com o preço inicial.

1. Ajuda você a economizar nos custos de armazenamento do estoque

Os custos para manter um estoque variam dependendo de quantas peças de semijoias de luxo você está armazenando e com que frequência elas estão sendo vendidas.

Se as suas semijoias são difíceis de vender, os custos de armazenamento do estoque podem aumentar, pois, provavelmente você vai comprar peças das novas coleções com a esperança de vendê-las assim que forem expostas.

No final, você acabará pagando mais pelo estoque, quando poderia ter usado esse dinheiro para fazer campanhas e atrair compradores para o seu negócio e vender o que já tem no estoque.

2. Leva a uma melhor gestão do fluxo de caixa

Um bom sistema de gerenciamento de estoque provavelmente leva a um forte fluxo de caixa positivo.

Quando você tem um grande estoque de semijoias não vendidas, isso interrompe o que poderia ter sido um fluxo saudável de dinheiro para o seu negócio.

Sem mencionar as despesas adicionais que podem vir com a compra de peças excedentes ou o prejuízo advindo da compra pequena de uma peça muito desejada.

Isso acontece quando você calcula errado as demandas do estoque e de pedidos.

Por exemplo, se você comprar 05 colares religiosos, mas a demanda fosse duas vezes maior do que isso, você perderia um grande lucro.

Consequentemente, um bom gerenciamento de estoque evita que você prejudique seu fluxo de caixa.

Sempre lembrando que um fluxo de caixa forte e positivo é um bom indicador de um negócio saudável.

3. Ajuda a evitar vendas exageradas

As vendas online são perfeitas para qualquer negócio, mas se você não soube administrar o estoque, o que era para ser maravilhoso, se torna um pesadelo.

Por exemplo, você coloca uma determinada semijoia de luxo no site. As pessoas amam e você vai recebendo um clique atrás do outro, várias pessoas comprando, mas você não atualizou o estoque.

Nesse caso, pode acontecer das pessoas comprarem e não receberem as peças, já que faltou a sincronização entre o estoque e o site, para monitorar os níveis de estoque em tempo real e evitar compradores decepcionados.

4. Ajuda a criar uma rede de clientes satisfeitos

Você pode pensar que a maneira como gerencia seu estoque não afeta seus clientes.

Mas, diferente da situação anterior, ao garantir que o seu estoque tenha todos os produtos anunciados, eles ficam confiantes de que, ao comprarem de você, não terão que esperar a chegada das peças no estoque.

Portanto, o gerenciamento eficiente do estoque da sua marca de semijoias de luxo significa que você não precisa arriscar a reputação da sua empresa.

Isso porque, você poderá atender às demandas dos clientes a qualquer momento e, quando isso não for possível, o cliente receberá o aviso de que o produto está esgotado, evitando assim uma péssima experiência de compra.

6 ESTRATÉGIAS PARA GERENCIAR SEU ESTOQUE DE SEMIJOIAS DE LUXO AGORA MESMO
  1. Certifique-se de repor suas peças mais vendidas, pois a falha na reposição levará à perda de receita e de lucro. Este é o primeiro passo para o gerenciamento inteligente de um estoque de semijoias de luxo.
  2. Conheça as tendências mais quentes e atuais, pois o estoque obsoleto geralmente é o resultado de peças não vendidas por provavelmente terem saído de moda.
  3. Livre-se do estoque morto para fazer o estoque girar e o dinheiro circular. Se um estilo se torna irrelevante, o valor da peça diminui. Esta etapa é crucial para minimizar e até mesmo prevenir grandes perdas.
  4. Use as redes sociais para movimentar seu estoque e atrair novos clientes, mantendo contato com os clientes existentes.
  5. Encontre o fornecedor certo, que seja confiável, tenha um ótimo preço, trabalhe com peças exclusivas e atemporais.
  6. Tenha um plano de contingência para o caso de você ter exagerado nas compras do estoque ou déficit de caixa.

Concluindo

Os problemas são inevitáveis em um ambiente de negócios dinâmico, com mudanças nos padrões de comportamento do consumidor.

Portanto, é melhor analisar e elaborar um plano de contingência para aliviar os riscos e minimizar o impacto desses riscos em seu negócio de semijoias de luxo. 

Então, pegue uma caneta e anote as etapas que você vai tomar se esses problemas surgirem, para que você não precise entrar em pânico quando eles aparecerem.

Então, como o seu estoque está girando?

Se estiver lento, é hora de abandonar seu sistema de gerenciamento de estoque atual e escolher as estratégias certas para o seu negócio.

Agora que você já sabe como gerenciar o seu estoque de maneira mais eficiente, aproveite que já está por aqui e aprenda a como conquistar os seus primeiros clientes de semijoias de luxo. Clique aqui para falar com uma consultora da Pedra Bruta Semijoias!

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