Método

LCS

LUCRANDO COM SEMIJOIAS

Descubra o fascinante mundo das semijoias com nosso curso completo, que aborda desde as estratégias de vendas no mundo atual até as técnicas de marketing digital mais avançadas para você ter sucesso em seu empreendimento.

Método Lucrando com Semijoias

Módulo 1 : Aula 4

Método lucrando com semijoias

Aplicação do Quadro CANVAS

Depois de a gente entender melhor o conceito e a importância da proposta de valor de um produto, chegou a hora de abordarmos o funcionamento disso na prática.

Aqui nós vamos entender como estruturar um Quadro Canvas, quais os elementos importantes, etapas do processo, as perguntas que você deve responder… enfim, todo o passo a passo prático para que você aplique essa ferramenta importantíssima no seu negócio e nas suas vendas.

E então, o que exatamente é o Canvas?

Ele é um quadro visual que proporciona clareza na organização das ideias sobre o seu negócio, e pode ser aplicado por qualquer vendedor ou empreendedor, vendendo qualquer produto, para qualquer perfil de cliente.

O Canvas é estruturado considerando-se 3 pilares:

1) Criação de valor do produto;

2) O perfil do cliente;

3) O encaixe.

1. Criação de valor

Esse pilar consiste em agrupar, estruturar e detalhar alguns aspectos da proposta de valor, chegando em um conjunto de benefícios que serão responsáveis por atrair os seus clientes.

Para que você consiga criar valor da maneira correta, é necessário fazer uma lista completa dos produtos em torno dos quais você irá criar a sua proposta de valor, ou as suas propostas de valor, caso haja mais de uma.

Depois de listar os seus produtos, separe-os em 2 grupos:

O primeiro é o grupo de produtos analgésicos, que aliviam dores específicas dos seus clientes. Essas dores geralmente estão ligadas a tarefas que o seu cliente busca executar.

Exemplo: Uma babá eletrônica é um produto analgésico, pois me permite trabalhar em home office ou realizar as tarefas de casa,  enquanto eu acompanho o sono do meu bebê, sem que eu precise ir até o quarto dele de 5 em 5 minutos.

O segundo grupo trata de produtos criadores de ganho, que são os que entregam o que o cliente deseja, espera, ou até mesmo algo que o surpreenda.

Exemplo: Um Iphone, além de permitir que eu me comunique com as pessoas, traz uma experiência única para o usuário e pode até carregar uma representação de status para quem o possui. Ter um iphone me coloca à frente das pessoas que têm outros modelos de celulares, sob o ponto de vista social.

Importante ressaltar que, a depender do seu modelo de negócio, você pode ter somente um grupo de produtos: somente os analgésicos ou somente os criadores de ganho. Isso pode mudar de caso para caso, e não há nenhum problema.

Depois de classificar seus produtos entre esses dois grupos, responda algumas dessas perguntas-chave:

 

Para produtos analgésicos:

1) Como meu produto gera economias? (De tempo, de dinheiro, de esforço…)

2) Como meu produto faz com que o cliente se sinta melhor? (Elimina frustrações,

dificuldades, aborrecimentos ou desilusões)

3) Como meu produto elimina consequências negativas?

Para produtos criadores de ganhos:

1) Quais desejos meu produto realiza?

2) Como meu produto supera as expectativas do cliente?

3) Quais consequências sociais positivas o meu produto proporciona para o meu cliente?

Existem várias perguntas que você pode se fazer nesse momento e que vão dar clareza nessa análise da construção de valor. Eu não conheço exatamente o seu negócio ou o produto que você vende, então não consigo citar todas. 

Minha dica é: seja criativo, busque pensar da mesma forma que seu cliente pensa, e se divirta com esse jogo de perguntas.

Atendimento Personalizado

Podemos atender você de 2 formas: online e presencial. Em ambas, o atendimento humanizado, personalizado, com muitas novidades e todo o suporte necessário para tirar suas dúvidas e ajudar você em todo o processo de compra.

Basta entrar em contato com uma de nossas vendedoras e solicitar o nosso catálogo, que está sempre atualizado com as novas peças e novas coleções.