Em 2019 aposte em Semijoias com Pérolas para Revender e ter muito Sucesso
Beleza e sofisticação, palavras que vêm à nossa mente quando pensamos em joias com Pérolas – e, de fato, não há quem resista ao charme e beleza destas encantadoras preciosidades. Joia indispensável desde antigos impérios, como o Romano, o Egípcio e o Indiano, as Pérolas ditaram tendências e valorizaram muitas ocasiões por milênios. Neste tempo, foram os modelos de joias com Pérolas que ditaram a história da moda, mas a cada estação os artistas das joias recriam peças e conceitos que encantam olhares e inspiram os desejos mais profundos. Acompanhe nosso artigo e faça um passei pela história das joias com Pérola ao longo dos séculos.
Origem e formação
A palavra portuguesa Pérola tem origem no latim vulgar “pêrulus-a”, diminutivo de “pirum – pera” que siginifica “espécie de ostra”, sendo então uma metonímia por similitude, devido a semelhança na forma. Pérola significa então o diminutivo que designa o material orgânico produzido dentro de alguns moluscos (ostras e mexilhões). Sua formação se dá devido à reação do molusco de encobrir um corpo estranho (grão de areia, por exemplo, que entrou em seu interior e ficou entre a concha e o manto) com uma camada de células epidérmicas que produzem camadas de nácar, formando a Pérola.
Joias com Pérolas na Roma Antiga
Para os Romanos, a palavra Pérola significava “lágrimas de Ninfas” – que são os espíritos femininos da natureza-, associando essas joias com amor e beleza. Por serem muito apreciadas em Roma, seu valor era alto e por isso nem todos tinham acesso aos colares e brincos de Pérolas que realçavam a beleza de mulheres como as esposas dos imperadores Plínio e Calígula. As Pérolas compunham joias em composições com raras pedras naturais, como a esmeralda e a peridot do Egito, e a jaspe e ônix da Persia, que Roma trazia através do comércio com essas regiões.
Joias com Pérolas na Índia Antiga
As Pérolas enfeitam objetos e joias na Índia Antiga há milênios e ainda hoje são muito apreciadas e estão presente em todo tipo de ornamento. Hábeis artesões, os indianos produziam lâminas e verrumas de sílex para perfurar as pérolas que comporiam composições junto à pedras como lázulis azuis e turquesas. Conta a história também que os indianos faziam muito comércio com a região de Omã (país árabe na costa sudoeste da Península Arábica), de onde traziam numeros pérolas de coralinas gravadas.
Mundo moderno
Marcado por muitas revoluções e acontecimentos marcantes, muitos são os fatos da história moderna que tiveram como testemunha exuberantes joias de pérolas que enfeitaram orelhas, brincos e até mesmo nariz (como é moda na Índia – vide foto acima de anel de nariz indiano) de lindas mulheres.
Exploradores do continente americano, os europeus encontraram no Mundo Novo água e terra em abundância, e os grandes lagos e gigantescos ricos estavam ricos de conchas que produziam pérolas. A Rainha Elizabeth I figura como importante referência quando o assunto é o uso de acessórios estravagantes que exageravam no uso de pérolas e pedras naturais.
Também destaca-se a obra prima de Johanner Vermeer, Moça com Brinco de Pérola (em Porguês de Portugal é Rapariga com Brinco de Pérola). Dizem que a obra realista transcendeu o universo da pintura, quando pintou a jovem protagonista de olhar sereno. A obra ganhou até adaptação literária e cinematográfica.
Lançamentos de Semi Joias com Pérolas
Após milênios como adereço principal entre as mulheres, era de se esperar que não houvessem mais novidades e as peças seriam iguais à estas que mostramos acima, com o futuro repetindo o passado. Porém, empresas como a Pedra Bruta estão no mercado atual para provar que a criatividade supera a mesmice, e que Pérolas foram, são e sempre serão elementos indispensáveis para a cultura do embelezamento feminino.
Confira abaixo fotos de peças que estão fazendo o maior sucesso entre as mulheres. Com certeza, muitas rainhas e famosas da história usariam esses lançamentos da Pedra Bruta nos mais glamourosos eventos.